domingo, 5 de abril de 2009

domingo fora do padrão

olá amadas e amados!
Domingo de preguiça este. Meio sol e meio nuvens....temperatura legal. Não saí de casa...fiquei na net, vendo TV, arrumando uma coisinha aqui e outra ali.
A semana passada foi meio punk, trabalhei bastante e fiquei frustrada no trabalho onde as coisas não andam. No sábado passei o dia todo, de 09 as 19:39 Hs fazendo um curso. Fiquei inchada de tanto tempo sentada. Com a barriga que era um tambor. Almocei fora porque não dava tempo de vir em casa, mas nada mal, porque consegui optar por um prato legal (tirinhas de filé, arroz e salada verde+salada de trigo+beringela) arrematado por um cafezinho com adoçante...em porções pequenas, tudo bem! O maior problema foi durante a longa tarde. Levei uma barrinha de cereais na bolsa (foi minha sorte), mas cheguei em casa depois das 20:30 hs varada de fome! daí comi salada de alface, picadinho de carne com batata....e tudo cresceu ainda mais no meu estomago, que até doeu. Hoje já tô melhor. Mas ainda com "ressaca" de comer fora do meu padrão.
Acho que fora isso, minha RA tá muuuito bem e meus resultados estão bem dentro das metas que havia estabelecido.
Uma coisa bem interessante é a coisa da gordura nos alimentos. Aqui em casa há muito tempo não costumamos comer frituras, por opção de saúde e porque detesto o cheiro que fica tudo, a casa, o cabelo da gente, as roupas...eca detesto. Além disso carne só magra e leite desnatado. Não consumimos quase margarinas e manteigas (praticamente so uso pra preparar pão e bolo pra o meu marido que é alergico ao gluten, o que faz com que o pão e o bolo que ele come não são comprados mas sejam feitos em casa mesmo, usando farinhas de arroz ou milho). Optamos sempre por produtos mais integrais, como por exemplo o arroz. Amo arroz integral, mas minha funcionária nunca acerta como fazer (tem que saber fazer arroz integral!) e minha filha detesta, então optamos pelo parboilizado.
Ñão como pão ou bolachas há dois meses, mas antes disso, já há 3 anos só comprava pães integrais, cheios de sementinhas e, portanto, fibras. Além disso, muitas frutas, verdes, legumes e grãos garantem uma alimentação bacana pra toda a família. Doces, sobremesas não são artigos da rotina da família também há muito tempo. Ocasionalmente, saí uma musse, um pavê...mas acho que este ano, por exemplo não fiz nenhuma sobremesa, com exceção de gelatinas, saladinha de frutas light ou mesmo frutas frescas. Uma questão que na maioria das vezes passa desapercebida pelas pessoas é o óleo, gordura usada na preparação dos alimentos. Pra ser franca, quando faço comida, procuro nem usar! Quando se usa panelas antiaderentes, por exemplo, é totalmente dispensável, não? Arroz parboilizado, nem precisa! E, quando necessário, basta uma colher rasa pra preparar um prato, na maior parte das vezes. Pelo cálculo da minha nutricionista, para a nossa família, uma lata de óleo seria suficiente para 30 dias. Até úm ano atrás era isso que se usava aqui em casa, uma lata de oleo de arroz ou canola eram suficientes para 30 a 40 dias! Ocorre que a cozinheira que eu tinha teve que mudar-se de cidade, por conta de emprego do esposo (ai que saudades) e aí começou o problema com a comida feita em casa. Quem convence a minha atual funcionária que pouco óleo é tudo? por exemplo, tenho uma frigideira antiaderente grandona para grelhar. Faço file de peixe, de frango ou de carne nela, usando umas duas GOTAS de óleo, aí unto com estas gotas a frigideira e faço os grelhados que ficam deliciosos. Pois a moça não consegue e encharca tudo de óleo. O mesmo problema é para qualquer coisa que ele vá cozinhar. Eu vivo na mesma ladainha, mas não resolve. Chegou ao ponto de uma lata de oleo acabar em menos de 15 dias. Minhas saladinhas cruas eu consigo livrar porque não deixo temperar! O pior é que alimento com pouca gordura já é habito nosso. Daí que tem dias que não conseguimos comer. Meu marido que não tem nenhum problema com peso, já reclamou que tem muito óleo.
Acho que isso é mesmo cultural! As pessoas aprendem que a comida tem que ser refogada no óleo, regada com óleo, o arroz tem que brilhar de óleo. O proprio paladar se adapta a ter sabor de óleo, de frito. E é dificil romper com isso. Dificil das pessoas se abrirem para o sabor dos alimentos sem estes aditivos. Eu por mim aboliria o óleo definitivamente. Assim como a margarina e manteiga elas não fazem falta alguma (aqui em casa, a margarina chega a ficar com cor amareladona dentro do pote, na geladeira). Sal também é outra coisa dificil. É uma questão de hábito. Muita coisa nem precisa dele. E prá outras coisas pode-se usar ervas aromáticas, limão, vinagre pra temperar e se, quiser sal, uma pequenina quantidade. A gente se sente muito melhor, ñão retem líquidos...tudo de bom. Mas, da mesma forma que com o óleo, minha funcionária adora um salzinho. Eu já compro um com redução de sódio. Mas ela adora salgar. A ponto da gente não conseguir comer. Então acho que terei que radicalizar com isso. Tanto óleo quanto sal são muito nocivos para a saúde e, escondidos nos alimentos, sabotam nossa eliminação de peso. A gordura necessária para nosso metabolismo pode ser buscada, por exemplo em laticinios desnatados e até em frutas... e, ainda, é gordura boa, desde que se consuma em quantidade controlada, legal. E o sal não tem nada que não se encontre em verduras, legumes, água, frutas. Então vamos ver como consigo negociar com minha amiga funcionária, tão necessária na minha vida em muitos aspectos, mas que insiste me sabotar (eheheheh).
________________________
O que comi hoje?
DESJEJUM
iogurte activia original com adoçante
ALMOÇO
macarrão light, salada de alface
LANCHE
pêra
JANTAR
frutas+iogurte
___________________________
ANDEI PASSEANDO, VISITANDO ALGUNS DE VOCES EM SEUS BLOGS HOJE!
GENTE, FIQUEI SUPER FELIZ EM VER COMO TEM HISTÓRIAS DE SUCESSO...PUXA, BOMBAMOS NESTAS ULTIMAS SEMANAS, PESSOAL!
ENTÃO, VAMOS COMBINAR QUE VAMOS MANDAR VER NESTE MÊS DE ABRIL, CERTO?
DESEJO UMA SUPER SEMANA PARA TODOS CHEIA DE ENERGIA, VONTADE E ALEGRIA.
BEIJOS CARINHOSOS!

4 comentários:

  1. Oi Nina, é isso mesmo vamos bombar nessa semana messssmo!!!!
    Li atentamente seu post, sua familia consome pouco oleo e sal, margarina eu uso sim pra passar no pao, não gosto de pao seco...rsss...mais sal e oleo consigo controlar bem.Tbm, como salada sem tempero nednhum, não gosto mesmo do gosto que fica.
    Tenha paci~encia com sua funcionaria, aos poucos ela vai aprender o porque de se fazer isso, não só pra familia de vcs mais pra ela mesma....

    otima semana ligth pra vc, e vamos que vamos!

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Nina! Tem gente que usa muito óleo e sal mesmo, minha funcionária tem dias que salga demais, mas aos poucos ela está entrando nos eixos. rsrs
    É isso mesmo, esse mês será o mês de renovação e bons resultados.
    Bjks e boa semana.

    ResponderExcluir
  3. Apesar de vira e mexe eu comer frituras, o restante da comida é feita com pouquissímo óleo.E isso sempre faz muito bem para a saúde. Obrigada por vc ter me visitado.Valeu!!! Precisava ler o que vc e outras garotas escreveram.
    Até logo mais
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. oi, td bem com vc?
    Fico muito feliz que esteja tudo caminhando a contento na sua RA...
    Eu confesso que com essa "páscoa" estou um pouco desanima, comendo chocolate além do que deveria, mas eu n desisto, seguirei firme mesmo assim.
    Um super beijo e fica com Deus

    ResponderExcluir